terça-feira, 17 de maio de 2011

Fenomenologia


SER E NÃO SER

A fenomenologia consiste na retomada de uma prática reflexiva. O ser humano é o único "ente" que existe, ou seja, é o único ser que estabelece relações, que vive uma relação real com. Os outros seres são fechados para si. Não há nada pré estabelecido no ser humano. Ele é verdadeiramente sensível. Ao entrar em contato com o outro, ele se angustia e se culpa...
Para esculpirmos quem somos, é necessário a incorporação da morte. De que modo especial eu realizo a minha presença para que o meu viver faça sentido? Os nossos papéis são escolhidos por nós.Eu nasci disposto a viver as possibilidades que a vida me traz. Viver é a possibilidade de viver predicados. E nossas possibilidades não são únicas. Assim, a morte torna-se uma possibilidade do viver.
O viver no homem é uma tarefa. As coisas são nada sem o homem e ele tem a possibilidade de escolher. Por isso se culpa. Se culpa por não ter dado certo aquilo que ele próprio determinou. A culpa é a dívida que temos com nós mesmos em relação as potencialidades de ser.

Nenhum comentário: