quarta-feira, 9 de junho de 2010


EUTONIA

Sempre me perguntam sobre eutonia...Realmente é difícil de explicar, mas fácil de entender fazendo.
A Eutonia é uma terapia corporal criada e desenvolvida pela alemã Gerda Alexander, que se descobriu vítima de uma inflamação no músculo cardíaco (endocardite), na qual ficou impossibilitada de exercer qualquer tipo de esforço muscular.
Ela foi obrigada a permanecer em repouso e começou em seu leito a fazer movimentos para não perder o tônus. Eram movimentos mínimos, com precisão e economia de esforço, a fim de não alterar seus ritmos circulatórios e respiratórios.
Gerda passou a observar as reações e sensações do seu corpo e descobriu que podia utilizar recursos físicos naturais à escala humana, obtendo regulações tônicas e organização das estruturas ósseas. Estas alinhadas ganhavam espaço articular e flexibilidade, proporcionando movimentos leves, harmoniosos e menos cansativos.
Gerda Alexander não só sobreviveu à doença, como voltou a andar e continuou a ensinar e a pesquisar esta técnica.Ter consciência do corpo desenvolvendo a sensibilidade superficial e profunda, podendo influenciar conscientemente nos sistemas que regulam o tônus e o equilíbrio neuro-vegetativo e psicológico são algumas características da Eutonia.
Estudos profundos de neuroanatonia , neurologia, fisiologia e psicologia ,desenvolvidos por Gerda e estudiosos do seu método durante todos estes anos, tem colocado a Eutonia como um método de trabalho extremamente eficiente.

Os objetivos desta prática são inúmeros:

* Desenvolve o conhecimento de si mesmo;

* Melhora das funções vegetativas ( função cardíaca, circulação, digestão, respiração);

* Melhora a flexibilidade articular, contribuindo para uma melhor postura;

* Prevenção a deteriorização articular: artroses e artrites,

* Melhora das tensões musculares, fibromialgias, dores reumáticas, lombares, dorsais, cervicais, etc

* Melhora na qualidade do sono;

* Diminuição do estresse.

Nenhum comentário: