terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quando nasce um bebê , nasce também uma mãe.


NASCE UM BEBÊ, NASCE UMA MÃE.
O comportamento maternal nos mamíferos não é inteiramente dependente nem de hormônios,nem de aprendizagem, mas é mais pronta e eficientemente desenvolvido pela estimulação que a mãe recebe do bebê.
Rosenblatt propôs o conceito de "sincronia" para denotar o fato de o comportamento da mãe ser adaptado às necessidades e capacidades comportamentais do filho e de o mesmo modificar-se conforme forem se desenvolvendo nele tais capacidades.
Uma vez que os primeiros meses imediatamente após o nascimento podem ser considerados como continuação direta do estado intra uterino , há necessidade da manutenção de um íntimo contato corporal com a mãe para que sejam satisfeitas as exigências dos sentidos cinestésico e muscular.Isto demanda que o bebê seja carregado no colo com segurança, que o amamentem a intervalos regulares, que seja embalado, acariciado, que lhe falem,que o tranquilizem.
É o toque das mãos,do colo,as carícias, os cuidados e a proteção dos braços,que tranquilizarão o bebê e trarão segurança para que ele possa sobreviver dentro dos parâmetros da saúde.

Nenhum comentário: